quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Informe_Feira Nacional Ciência Jovem

Abertas as inscrições para a Feira Nacional Ciência Jovem

 

Assessoria de Comunicação

Estão abertas as inscrições para a 18ª Ciência Jovem, feira de ciências nacional promovida pelo Espaço Ciência, que será realizada de 24 a 26 de outubro no Chevrolet Hall, em Pernambuco.

Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, a Ciência Jovem é um evento de educação e divulgação científica onde professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo. A Feira tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas, famílias e comunidades.

Podem participar do evento alunos da educação infantil ao ensino médio, bem como os seus professores. As inscrições estão sendo realizadas através do blog da Ciência Jovem feiracienciajovem.blogspot.com onde está disponível a ficha de inscrição online e os regulamentos para professores e alunos.

Os estudantes podem participar em quatro categorias :Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4 ª ano); Divulgação Científica(Ensino Fundamental 5ª ao 9ª ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio). Além de medalhas e troféus, os vencedores receberão material didático e viagens para participação em feiras nacionais e internacionais como a SBPC Jovem, Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e Febrace ( Feira Nacional de Ciências e Engenharia) e Milset.
Os professores além de orientar projetos também podem participar da Ciência Jovem na categoria Educação Científica que procura incentivar a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e estimular práticas voltadas para a educação científica. Os trabalhos nessa categoria serão no formato de relatos a respeito de experiências pedagógicas vivenciadas pelos professores e serão apresentados em forma de pôster.

Cada escola pode apresentar apenas um projeto por categoria. Os interessados tem até o dia 31 de
agosto para se inscrever, já as Feiras Afiliadas têm até o dia 15 de agosto para inscrições.

A Ciência Jovem é uma realização do Espaço Ciência e acontece desde 1995. No ano passado, a feira atingiu a marca de 306 trabalhos inscritos, 229 de Pernambuco e 77 de outros estados e uma visitação de 10.000 pessoas durante toda a feira.

A Feira conta com o apoio financeiro da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação, FACEPE, Governo de Pernambuco, CNPq, Ministério da Educação e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário